Seguidores sdo Blog!

17 de abril de 2015

Desabafo

As vezes me sinto inconformada de ver certos sites e blogs de decoração pegar peças inteiras, colar com durepox, não rejuntar a peça e chamar de mosaico, isso é triste porque um artesão que faz mosaico, como alguns que conheço, passa meses, dias e horas de concentração, trabalhando, amando, se dedicando a uma arte que exige paciência e conhecimento.
Então vamos lá...no mosaico existe várias técnicas eu disse várias, e não é tão simples assim, pegar uma peça inteira e colar uma atras da outra pra mim é considerado colagem , sim colagem que é ensinado nas escolas a crianças para elas desenvolverem melhor sua cordenação motora.

Nessa arte  o artista trabalha, corta, lixa, lápida pequenas ou muitas vezes micro peçinhas com ou sem cores e as cola formando imagens. Isso é mosaicoooooooooo.
 As peças a serem utilizadas em um mosaico podem ser pequenos fragmentos de pedras, como mármore, pedaços de vidro, ceramicas,seixos, pedras semipreciosas e outros materiais, sobre qualquer superfície, seja ela fixa ou transportável. O termo mosaico é originário de “mosaicon”, que significa musa. Essa forma de arte já existe há milênios, pois do Oriente os sumérios, por volta de sete mil anos atrás, já revestiam pilastras com cones de argilas coloridas e fixadas em massa, formando uma decoração geométrica. 
Deu pra entender?
Então aqui vai alguns dos meus mosaicos, lembrando que a cada dia me ofereço a chance de aprender, desenvolver técnicas diferentes e observar grandes mosaicos para minha evolução, faço cursos, estudo, pesquiso e observo.
Sou aprendiz e sei que mosaico não é simples assim como dizem.


Mandala de 1 metro, feita com pedaços de porcelanato, todas as peçinhas foram cortadas a mão e lixadas,
Para desenvolver esse tipo de trabalho você tem que amar o que faz porque não é tão simples assim.


Esse é o alicate de roldanas que se usa para fazer esse tipo de trabalho.




Veja de pertinho, observe cortes, efeitos, movimentos, esse é um mosaico feito em muro.
Caso tenha duvidas e quer começar um mosaico, se informe, estude, pesquise,participe de cursos, observe tenho certeza que vai amar o mosaico e começar a fazer essa arte que não é uma simples colagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta...Comenta...

Bem isso!

Bem isso!

Outras postagens...

Outras postagens...